Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de março de 2020

A Comunicação no ambiente familiar


A COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE FAMILIAR



A comunicação é um dos aspectos fundamentais na construção e manutenção do ambiente harmonioso na família.



INTRODUÇÃO

Um dos fatores que mais influencia o ambiente familiar é a comunicação. Por isso, a Palavra de Deus está repleta de orientações e alertas sobre o uso desta relevante capacidade do ser humano concedida pelo Criador.
A maioria dos problemas existentes nas famílias é decorrente da falta de comunicação  Adequada.
Às vezes até conversam bastante, mas num sistema destruidor, que fere, magoa,
Machuca e que muitas vezes deixa cicatrizes incuráveis;
Precisa haver diálogos sadios que tem como fim, o amor, o afeto, a valorização da pessoa e a solução dos problemas familiares.

1  A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

A Comunicação é um aspecto fundamental, seja para contribuir na harmonia e bem-estar ou produzir conflitos, desentendimentos e um ambiente de discórdias.
Existem 5 níveis de comunicação:
Superficial – “ Como vai? ”, “ Bom dia “, ...
Relato de fatos – Está no nível das informações.  “ Que chuva forte a de hoje”,
Verbalização de ideias e julgamentos – “ O discurso do presidente foi emocionante”
Até aqui temos uma comunicação fria, formal e sem sentimentos.
Verbalização de sentimentos e emoções – Aqui os sentimentos são revelados. “ Fiquei realmente magoada com o que meu pai disse. ” Há aqui uma abertura de coração uns para com os outros.
Revela necessidades pessoais e emocionais. Aqui temos a verdadeira comunicação, onde os sentimentos são expressos. “ Eu preciso que você me abrace. ”


1.1 -MAS O QUE É COMUNICAÇÃO?
 “Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens”; “capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas”.

Comunicação é um processo tanto verbal e não verbal de compartilhar Informações com outra pessoa, de tal forma, que ela compreenda o que se está transmitindo.
A comunicação efetiva tem o falar e o ouvir.
Para que uma comunicação aconteça, são necessários alguns elementos e nosso comentarista apresenta cinco, são eles:
 Emissor – Quem tem a iniciativa
 Receptor – Quem recebe a mensagem. Deve além de receber, entender
 Mensagem – E a ideia que está sendo passada.
 Canal (meio) –  E como a mensagem e transmitida.
Reação – Qual reação a mensagem vai provocar no receptor.
1.2 DEUS, CRIADOR E COMUNICADOR
Hb 1.1
1.3 – FAMÍLIAS CONSCIENTES DA IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
Considerando as diferenças presentes entre os membros de um grupo familiar, ou seja, um é mais racional e lógico; o outro e mais movido pela emoção; outros tem ideias e interesses diferentes; cada um com características próprias. Tais diferenças tornam o ambiente propicio para constantes conflitos e desentendimentos.
É muito importante que a família tenha plena consciência da importância da comunicação e procure se esforçar no exercício da mesma na constante busca por um ambiente onde haja acordo, harmonia e segurança [Am 3.3; Mt 12.25].

AS 5 LINGUAGENS DO AMOR

1 – Palavras de afirmação – por meio de palavras doces, elogios e enaltecimento do(a) parceiro(a);
2 – Atos de Serviço – realização de atividades que o(a) parceiro(a) gosta, para demonstrar que você se preocupa (e que se importa);
3 – Receber presentes – o símbolo visual (materialização) do amor;
4 – Qualidade de tempo – separando um período exclusivo com a pessoa amada;
5 – Toque físico – segurando mãos, abraçando, beijando, fazendo massagem no(a) parceiro(a), entre outros.

 2 A BÍBLIA E A COMUNICAÇÃO.
A bíblia e um verdadeiro manual de comunicação.
Temos na bíblia um relato muito interessante com relação a comunicação, o episodio da torre de Babel. Todos os habitantes da terra falavam uma mesma língua e por desobedecerem as ordens de Deus tiveram as línguas confundidas, ninguém se entendia mais. Pararam a construção da torre .
Vejamos suas instruções.

2.1 – ATENTAR PARA O MOMENTO MAIS ADEQUADO
Ec 3.7
É relevante atentarmos para o momento mais adequado para expressarmos uma opinião, comentarmos sobre determinado assunto ou levantarmos um questionamento. 
O Pr. Jaime Kemp escreveu: “Tanto o marido quanto a esposa devem saber escolher a melhor hora, circunstância e lugar para conversar sobre seus desentendimentos”. 

2.2 – ATENTAR PARA A IMPORTÂNCIA DO OUVIR
Tg 1.19
Certo autor escreveu: “Ouvir é muito mais do que esperar a vez de retrucar, de escutar palavras. Significa receber e compreender a mensagem verbalizada”. É sábio ouvir antes de responder [Pv 18.13]. Ouvir ativo. A maioria das pessoas ouvem as outras no intuito de responder e não entender. Ouça para entender e depois dar a resposta adequada.
Deve existir conexão entre as pessoas.
Comunicação implica atenção, sugere que deve haver do outro lado não apenas um ser que fala, mas também que sabe ouvir. Preste atenção neste provérbio. (Pv 29.20)
Como fazer amigos e influenciar pessoas: Aprenda a ouvir.

2.3 – ATENTAR PARA AS PALAVRAS USADAS
Ef 4.25,29,31;Cl 3.8
“ A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” ( Pv 15.1)
É preciso atentar para o fato de que palavras podem ferir e destruir um relacionamento familiar [Pv 18.21]. 
E preciso ter cuidado com as palavras e como a dizemos.



3 BUSCANDO APERFEIÇOAR A COMUNICAÇÃO

Como anda a sua comunicação ?
Como anda a comunicação no seu lar ?
Faça uma avaliação .

3.1 – FALAR A VERDADE EM AMOR
É fundamental que o amor esteja envolvido no processo de comunicação, pois é o amor que fará a diferença nas palavras e nas ações. As partes devem lembrar-se que o simples ato de discordar de alguma coisa não quer dizer que a pessoa esteja querendo “ganhar” uma discussão ou “vencer“ um debate.

3.2 – NÃO APENAS PALAVRAS NA COMUNICAÇÃO
Não é somente as palavras, as expressões faciais, o olhar, os gestos, a postura tem grande impacto na comunicação. Quando um membro da família estiver falando, as expressões corporais, (de quem fala e de quem ouve) são importantes.

O Pastor Claudio Duarte escreveu: É extremamente desconfortável e grosseiro conversar com alguém olhando para os lados ou cumprimentar uma pessoa sem olhar em seus olhos (...)”

3.3 – É PRECISO INVESTIR TEMPO
A questão não é o tempo, ele sempre foi de 24 horas e sim o mau uso dele. Desperdiçamos o tempo ou o investimos errado. Se você quiser ter uma boa comunicação em seu lar terá que usar sabiamente o tempo. Menos Tv, menos redes sociais e mais dialogo.
A tecnologia liga quem está longe e distancia quem está perto .


CONCLUSÃO

A comunicação no ambiente familiar não possui uma única fórmula porque as famílias são diferentes. Contudo, a família cristã, com a graça de Deus e a ação do Espírito Santo, deve demonstrar vontade, interesse, esforço e amor no exercício de tão importante aspecto para uma família saudável




Nenhum comentário:

Postar um comentário