**Devocional: Marcos 11:27-33 – A Autoridade de Jesus Questionada**
### Leitura Bíblica
_"E tornaram a Jerusalém; e, andando ele pelo templo, os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos vieram a ele e lhe disseram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? Ou quem te deu tal autoridade para fazer estas coisas? Mas Jesus, respondendo, disse-lhes: Eu também vos farei uma pergunta; e respondei-me, e então vos direi com que autoridade faço estas coisas: O batismo de João era do céu ou dos homens? Respondei-me. E eles arrazoavam entre si, dizendo: Se dissermos: Do céu, ele nos dirá: Então por que não crestes nele? Mas, se dissermos: Dos homens, tememos o povo; porque todos consideravam João, na verdade, um profeta. E, respondendo, disseram a Jesus: Não sabemos. E Jesus, replicando, disse-lhes: Tampouco vos direi com que autoridade faço estas coisas."_ (Marcos 11:27-33)
### Reflexões
1. **A soberania de Jesus e Sua autoridade divina**
Os líderes religiosos questionam a autoridade de Jesus, mas Ele não se intimida, pois sabe de onde vem seu poder. Essa passagem nos lembra que Jesus tem plena autoridade sobre todas as coisas, incluindo a nossa vida. Ele age com soberania, e nada escapa ao Seu controle. Podemos confiar que tudo o que Ele faz é com autoridade divina.
2. **A dureza de coração dos líderes religiosos**
Ao invés de reconhecerem a verdade sobre Jesus, os líderes religiosos tentaram colocar Jesus em uma armadilha. Eles sabiam da resposta correta sobre João Batista, mas não quiseram admitir. Isso revela um coração endurecido, que prefere preservar o poder e o status do que aceitar a verdade. Muitas vezes, nossa resistência em reconhecer a autoridade de Jesus também está enraizada no orgulho.
3. **A sabedoria de Jesus diante da hipocrisia**
Jesus responde à armadilha com uma pergunta que expõe a hipocrisia dos líderes. Ele não se envolve em discussões improdutivas, mas usa de sabedoria para revelar a falsidade em seus corações. Esse exemplo nos ensina a importância de lidar com situações difíceis de forma sábia e calma, confiando que a verdade sempre prevalece.
### Aplicações
1. **Reconheça a autoridade de Jesus em todas as áreas da sua vida**
Assim como os líderes religiosos resistiram à autoridade de Jesus, às vezes também relutamos em ceder áreas da nossa vida ao Seu controle. Reflita sobre onde você ainda está tentando ter o controle e entregue essas áreas a Ele, sabendo que Jesus tem autoridade sobre tudo.
2. **Examine seu coração quanto ao orgulho e à dureza**
Os líderes religiosos se recusaram a reconhecer a verdade por causa de seu orgulho. É importante examinar se o orgulho está nos impedindo de aceitar o que Deus quer fazer em nossas vidas. Peça a Deus para amolecer seu coração e ajudá-lo a ser sensível à Sua vontade, aceitando a verdade, mesmo quando for difícil.
3. **Responda com sabedoria e calma em situações de conflito**
A sabedoria de Jesus em lidar com Seus oponentes é um exemplo de como devemos responder a situações de conflito ou confrontação. Em vez de reagir com raiva ou entrar em discussões improdutivas, ore para que Deus lhe dê sabedoria e discernimento para lidar com essas situações de maneira pacífica e eficaz.
### Oração
Senhor Jesus, reconheço a Tua autoridade em todas as áreas da minha vida. Perdoa-me quando tento resistir ao Teu controle e ajude-me a confiar plenamente em Ti. Pai, tira de mim todo o orgulho e dureza de coração que me impedem de enxergar e seguir a Tua verdade. Dá-me sabedoria e calma para lidar com situações difíceis, assim como Tu fizeste diante dos que te questionavam. Que minha vida reflita a Tua autoridade e sabedoria em todas as minhas palavras e ações. Em nome de Jesus, amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário