Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de junho de 2016

LIÇÃO 13 - O CULTIVO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS



INTRODUÇÃO

PAULO TRAZ Á LEMBRANÇA NOMES DE PESSOAS QUE, O AJUDARAM E TAMBÉM A EXPANSÃO DO EVANGELHO.ELE NÃO DEIXOU QUE ESSES NOMES CAÍSSEM NO ESQUECIMENTO,E, NO FINAL DE SUA CARTA ENVIA-LHES SAUDAÇÕES, NUMA DEMONSTRAÇÃO DE GRATIDÃO A DEUS POR TUDO O QUE ESSAS PESSOAS SIGNIFICARAM PARA ELE.

1-A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

VALORIZANDO PESSOAS E NÃO COISAS

O APOSTOLO PAULO SABIA A HIERARQUIA DOS VALORES E NELA PESSOAS VALEM MAIS QUE COISAS.

VEMOS AMOR,CARINHO,GRATIDÃO,RECONHECIMENTO NAS PALAVRAS DE PAULO. PAULO RECONHECE  QUEM AS PESSOAS SÃO E O QUE FIZERAM. PRECISAMOS VALORIZAR AS PESSOAS, RECONHECE-LAS E ESTIMULA-LAS ,VISTO QUE PESSOAS SÃO A BASE DA VIDA E PRINCIPALMENTE DA VIDA CRISTÃ.
PAULO CITA AS PESSOAS NOMINALMENTE E O QUE FIZERAM. VOCÊ RECONHECE O QUE AS PESSOAS FIZERAM POR VOCÊ? 

"RECOMENDO-VOS, POIS, FEBE,NOSSA IRMÃ..."(1).
PAULO DEMONSTRA CONFIANÇA NELA E A INCUMBIU DE UMA TAREFA IMPORTANTE, LEVAR A CARTA A IGREJA DE ROMA. CONFIAR NAS PESSOAS E UM DOS PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. CONFIE E SEJA CONFIÁVEL. ALÉM DE CONFIÁVEL, A IRMÃ FEBE ERA DISPOSTA E HOSPITALEIRA.
O QUE NOS TORNA RECOMENDÁVEIS ?

(3-16) 
NESTE TRECHO, PAULO NÃO CITA APENAS OS NOMES MAS MENCIONA AS "OBRAS" DE ALGUMAS PESSOAS E O QUANTO REPRESENTAVAM PARA ELE.
NÃO SE ESQUEÇA DO BEM QUE AS PESSOAS LHE FIZERAM. NÃO SE ESQUEÇA DE SUAS QUALIDADES E NEM SE ESQUEÇA DE SEU TRABALHO.

PAULO VALORIZA AS MULHERES
NUMA SOCIEDADE PATRIARCAL E MACHISTA, AS MULHERES NÃO TINHAM NENHUM VALOR. MAS O EVANGELHO LHES DEVOLVEU A DIGNIDADE. JESUS SEMPRE TRATOU AS MULHERES DIGNAMENTE. NA IGREJA PRIMITIVA TIVERAM PAPEL IMPORTANTE.

IRMANDADE E COMPANHEIRISMO
A IGREJA É O CORPO DE CRISTO. ELA É UMA GRANDE FAMÍLIA. CONSCIENTIZEMO-NOS DA IMPORTÂNCIA QUE TEM A COMUNHÃO E A FRATERNIDADE PARA A SAÚDE DA IGREJA.

 No livro da história da igreja, Atos dos Apóstolos, lemos: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2.42). A palavra “comunhão” traduz o termo grego koinonia. W. E. Vine observa que a koinonia é “um ter em comum, companheirismo, comunhão” e denota “a parte que um tem em qualquer coisa, uma participação, um companheirismo reconhecido, e se usa das experiências e interesses comuns dos cristãos”. E oportuno observarmos o uso desse termo na literatura grega, incluindo o Novo Testamento. William Barclay nos dá uma excelente visão panorâmica desse termo na literatura grega, incluindo o Novo Testamento:

1. Na vida cristã há uma koinonia que significa um “compartilhar de amizade” e uma permanência no convívio dos outros (At 2.42; 2 Co 6.14).

2. Na vida cristã há uma koinonia que significa uma “divisão prática” com os que são menos afortunados. A comunhão cristã é uma coisa prática (Rm 15.26; 2 Co 8.4; 9.13).

3. Na vida cristã há uma koinonia que é uma “cooperação na obra de Cristo” (Fp 1.5).

4. Na vida cristã há uma koinonia “na fé”. O cristão nunca é uma unidade isolada; é membro de um convívio da fé (Ef 3.9).

5. Na vida cristã há uma “comunhão (koinonia) no Espírito” (2 Co 13.14; Fp 2.1).

6. Na vida cristã há uma koinonia “com Cristo”. Os cristãos são chamados para a koinonia de Jesus Cristo, o Filho de Deus (1 Co 1.9).

7. Na vida cristã há a koinonia “com Deus” (1 Jo 1.3). Mas deve ser notado que aquela comunhão tem condições éticas, porque não é para aqueles que escolheram andar nas trevas (1 Jo 1.6). A koinonia cristã é aquele vínculo que liga os cristãos aos outros, a Cristo e a Deus. ( EXTRAÍDO DO BLOG TRIBUNA GOSPEL)


2-AMEAÇAS AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

SABEMOS QUE E IMPOSSÍVEL NÃO HAVER DISCORDÂNCIAS E CONFLITOS, MAS E POSSÍVEL DIMINUIR TAIS SITUAÇÕES.  VEJAMOS ALGUMAS AMEAÇAS AS BOAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS.

INDIVIDUALISMO -

ACEPÇÃO DE PESSOAS - PAULO NÃO DISCRIMINA NINGUÉM. FAZ MENÇÃO DE HOMENS E MULHERES, JUDEUS E GENTIOS. (TG 2.1-4)

ESTRELISMO -NINGUÉM NA IGREJA E SUPER STAR. 

FACÇÕES - CAUSAR DISPUTAS, GUERRAS

PAIXÕES  - GOSTOS, PREFERENCIAS 

FICA AQUI DUAS RECOMENDAÇÕES :

"PORTANTO,TUDO O QUE VÓS QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, FAZEI-LHES VÓS TAMBÉM,..."  MT 7.12

' ENQUANTO ESTIVER EM VÓS, TENDE PAZ COM TODOS OS HOMENS" RM 12.18

Princípios Bíblicos para um Bom Relacionamento

Seguem alguns princípios bíblicos que extraí do livro de Provérbios, que nos ajudarão a nos relacionar bem uns com os outros:

1. Saiba ouvir (Pv 18.13).
Um dos grandes problemas em nos relacionar bem uns com os outros surge por conta da nossa falha em ouvir. Ouvimos, mas ouvimos mal. Ou ainda: ouvimos mais do que foi dito. Precisamos aprender a ouvir.

2. Não se apresse para falar (Pv 19.2; 17.28).
A precipitação em falar é outro grande problema. Jesus mesmo condenou o juízo temerário. Isto é, falar apressadamente sem um conhecimento total dos fatos.

3. Fale pouco (Pv 10.19; 13.3; 12.18).
Aqui talvez esteja um dos maiores fatores de desajuste nos relacionamentos. É um comentário inoportuno que fazemos. Uma palavra a mais, que aparentemente não tem a intenção de ofender, mas que vem sublimada.

4. Fale coisas boas das pessoas (Pv 16.24; 16.28; 20.19).
A tendência de só enxergar coisas ruins nos outros é uma herança da nossa velha natureza adâmica. Dificilmente falamos de alguém para exaltar suas virtudes. Necessitamos enxergar algo de bom no nosso semelhante se queremos nos relacionar bem.

5. Não atice (fomente) conversas (Pv 30.33; 26.20,21).
Acredito que se não passássemos à frente as fofocas que chegam até nós muitas intrigas seriam evitadas.

6. Fale pouco de si mesmo (Pv 27.2).
A atitude de falar de si mesmo, além de revelar um complexo de inferioridade, acaba também por arranhar os relacionamentos. Isso por uma razão simples: é difícil louvar a si mesmo sem diminuir o outro.

3 - A FONTE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS


DECIDA COMO VOCÊ QUER SER TRATADO E COMECE A TRATAR AS PESSOAS DA MESMA MANEIRA. NA MAIORIA DAS VEZES, NOSSA ATITUDE VAI INFLUENCIAR A DOS OUTROS.
TER BONS RELACIONAMENTOS DEPENDE MAIS DE MIM DO QUE DOS OUTROS.


  • INTERESSE-SE SINCERAMENTE PELOS OUTROS
  • VALORIZE AS PESSOAS E O QUE REPRESENTAM PARA VOCÊ.
  • VALORIZE O QUE ELAS FIZERAM.
  • SAIBA ELOGIAR.
  • NUNCA ESQUEÇA QUE JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E PODEMOS MAIS
CONCLUSÃO

PAULO ALÉM DE PREOCUPAR-SE COM OS ASPECTOS DA SALVAÇÃO, PREOCUPA-SE TAMBÉM COM A VIDA CRISTÃ E PRINCIPALMENTE NO ASPECTO RELACIONAL. NÃO NÓS ESQUEÇAMOS QUE A VIDA CRISTÃ TEM "UNS AOS OUTROS". NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS, DEPENDE DO NOSSO RELACIONAMENTO COM O PRÓXIMO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário