Powered By Blogger

terça-feira, 9 de outubro de 2012

NADA DE ORGULHO

Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim.  Salmos 131:1


O orgulho e um dos principais pecados .
Sabe o que é o orgulho? ...é aquela exaltação do ego, é aquela condição mental em que uma pessoa se encontra, quando começa a pensar, deliciosamente, que é superior a todo mundo.

A Bíblia diz  em Pv 16.5: “O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos”. E ainda no mesmo livro de Provérbios, em 29.23, lemos: “O orgulho do homem o humilha”.

"O orgulho divide os homens". - O orgulhoso não pede licença; atropela. O orgulhoso não pede perdão; justifica-se. O orgulhoso não dá explicações; ameaça. O orgulhoso não pede ajuda... Não agradece; só cobra. Não perdoa; vinga-se. Não delega autoridade; faz tudo sozinho. O orgulhoso não elogia; só reclama..."
O orgulho pode assumir várias formas, mas todas têm origem no coração humano.Algumas pessoas são orgulhosas no olhar, no vestir... outras, se orgulham da vida social que levam... se orgulham de seus negócios, de sua raça...Noutras palavras, o orgulho pode ser espiritual, intelectual, material e social; mas o mais repugnante dos quatro, é o orgulho espiritual – a soberba do espírito é que levou Lúcifer à queda e é por aí que começam todos os pecados.
Amado: Quando nós, como Lúcifer, começamos a sentir que somos auto-suficientes e todo-poderosos, já estamos pisando terreno perigoso.
A pessoa que, cheia de orgulho, começa a confiar em seus feitos, em suas virtudes próprias, pondo de lado a mão de Deus, essa pessoa está destinada ao juízo de Deus.

Aquele que repete o gesto do antigo fariseu que disse: “Graças te dou, ó Deus, porque não como os demais homens”, que se julga bom e justo a seus próprios olhos, que está vestido de trapos imundos, mas pensa que é o homem mais bem vestido do mundo... a esse Deus abomina.

Está escrito no livro de Tiago 4.6: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;  Mateus 5:3


A HUMILDADE MELHORA NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS

“Humilhai-vos na presença de Deus e ele vos exaltará (Tg 4.10).

A HUMILDADE NOS TORNA MELHORES DIANTE DOS OUTROS

“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” ( Pv 29.23).
“O maior dentre vós será servo. Quem a si mesmo se exaltar será humilhado, mas quem a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23.11-12).

HUMILDADE NOS TORNA MELHORES DIANTE DE NÓS MESMOS

O apóstolo Paulo resumiu a aplicação da bem-aventurança à nossa vida pessoal. Recomendou ele: “Ninguém tenha de si conceito mais alto do que convém; antes, pense com moderação” acerca de si mesmo (Rm 12.3). Em outro lugar, o mesmo apóstolo insiste: “Quem julga ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo” (Gl 6.3)

Conclusão

Deixe o orgulho e seja humilde.Humildade e um dos valores do Reino de Deus.Os humildes ouvem; os orgulhosos falam. Os humildes perguntam; os vaidosos respondem. Os humildes pedem (a Deus); os soberbos ordenam (a Deus).
Nosso modelo: Jesus Cristo (Fp 2). Devemos aprender de Cristo, que é manso e humilde (Mt 11.29).


Nenhum comentário:

Postar um comentário