Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PROFETAS MENORES



Os profetas formam a última parte do Antigo Testamento. São 17 livros, cujo conteúdo em sua maior parte e profecia.

OS PROFETAS E SUA MENSAGEM

A palavra profeta vem do hebraico nabi cujo sentido principal é anunciar ou comunicar alguma mensagem. O profeta e alguém a quem Deus escolhe e envia como seu porta-voz, seja diante do povo ou de pessoas (indivíduos), para proclamar a sua palavra (Is 6; Jr 1.4-10; Am 7.15).  
Os profetas do Antigo Testamento são categorizados em clássicos, ou profetas escritores, e os conhecidos também como profetas não-escritores ou orais. Estes últimos são também chamados não literários, os quais não escreveram seus oráculos, como Samuel, Elias e Eliseu. Os profetas clássicos são também chamados de literários, os quais escreveram suas profecias, como Isaías, Jeremias, Ezequiel, dentre outros. Trata-se de uma classificação simplesmente didática. Ambos os grupos desempenharam o mesmo ofício, mas em épocas diferentes. Todos falaram em nome do Deus de Israel.

A PROFECIA

Revelação do conhecimento  e da vontade de Deus. A profecia bíblica tem  dois objetivos : 1) Manifestar os fatos concernentes a Deus e as suas relações com a humanidade; 2) Declarar os decretos de Deus em momentos de crise espiritual, visando preservar as alianças e concertos estabelecidos com o seu povo.
“A profecia não e necessariamente uma previsão do futuro. É a revelação da vontade e do conhecimento de Deus á raça humana. Dependendo das circunstâncias, era expressada de forma oral ou escrita. No primeiro caso, quando visava atender uma necessidade contemporânea. Se o oraculo se destinava á edificação de futuras gerações o Senhor induzia seus mensageiros a preserva-la em Livro” (Jr 36.1,2).

INTRODUÇÃO AOS PROFETAS MENORES

Desde o século VIII a.C. até o século V a.C., os profetas menores exerceram um ministério dirigido ao povo de Deus, no período das maiores crises. Cinco deles profetizaram antes da queda de Samaria em 722 a.C., quando a nação ao norte, Israel, foi levada para o exílio na Assíria. Neste mesmo período antes do exílio de Israel na Assíria, Deus levantou Isaías, o mais sublime de todos os profetas. Depois da queda de Samaria, o profeta Naum predisse a destruição de Nínive, capital da Assíria, o que se cumpriu em 612 a.C.A pequena nação ao sul, Judá, não aprendeu a lição de Israel, por razões semelhantes, ela seria invadida e destruída pelos babilônicos cerca de 140 anos depois. Pelo fato de ser custódia do sagrado templo do Senhor, Judá achava absolutamente inacreditável a profecia ameaçadora da queda de Jerusalém. Jeremias, o profeta chorão, apoiado pelos dois profetas menores, Habacuque e Sofonias, advertiu debalde o povo de Deus, e em 587 a.C. Jerusalém e o templo foram arrasados.No período de 70 anos de exílio na Babilônia que se seguiu, Daniel e Ezequiel, profetas maiores, foram os principais porta-vozes do Senhor. O livrinho de Obadias tem o seu lugar no começo desse período exílico, e por conseguinte o capítulo dedicado neste livro à sua profecia é colocado depois de Sofonias, e não no lugar tradicional entre Amós e Jonas.Os três últimos profetas menores, Ageu, Zacarias e Malaquias, pertencem ao período pós-exílico, isto é, após o ano 538 a.C., em que Ciro permitiu a volta dos judeus para a terra da promissão. Neste período os três profetas prepararam o povo para a realização da maior de todas as promessas divinas, a vinda do Messias.
Os profetas menores cobrem cerca de quatro séculos de história através dos impérios  Assírio, Babilônico e Persa.

OséiasA infeliz história de Oséias e sua infiel esposa, Gomer, ilustra o leal amor  de Deus e o adultério espiritual de Israel. Oséias expõe os pecados de Israel e os contrasta com a santidade de Deus.A nação judaica seria julgada por seus pecados, mas no futuro seria restaurada em virtude do amor e da fidelidade de Deus.

Joel- Este livro lembra uma recente praga de gafanhotos que dizimara a terra de Judá, para ilustrar o dia terrível do Senhor. A terra será invadida por um terrível exército que fará os gafanhotos parecer suaves. Não obstante,Deus apela ao povo que se arrependa a fim de evitar a iminente hecatombe. Visto que o povo não mudará, o juízo virá,mas sera seguido por grande benção.

Amós O Reino do Norte estava no seu apogeu quando Amós advertiu o povo da iminente ruína  Em oito pronunciamentos de juízo Amós perambula por outros países até se deter em Israel.Ele então pronuncia três sermões para descrever os pecados da casa de Israel  e intima-lá ao arrependimento. O povo rejeita as advertências de Amós, e seu iminente juízo e anunciado em cinco visões. Amós,porém ,termina o seu livro com uma breve palavra de esperança.

Obadias Este obscuro profeta do Reino do Sul dirige seu breve oráculo á nação de Edom, o qual fazia fronteira com Judá a sudeste. Edom(descendente de Esaú) recusou-se agir como o guardador de seu irmão, Judá (descendente de Jacó). Visto que se vangloriou quando Jerusalém foi invadida, seu juízo seria nada mais, nada menos que a total destruição.

Jonas Com uma mensagem profética de apenas uma linha, Jonas e o mais biográfico dos profetas. A penitente resposta do povo de Nínive ao conciso oráculo incita a misericórdia divina, que poupa a cidade.Mas o ensino principal do livro é a lição de compaixão que Deus dá ao seu relutante profeta. Jonas aprende a olhar para além  de sua nação e a confiar no criador de todos os povos.

Miquéias A profecia de Miquéias começa com uma palavra de retribuição divina contra Israel e Judá em vista da radical corrupção em todos os níveis da sociedade : governantes, profetas, sacerdotes,juízes, homens de negócios e proprietários de terra. As promessas pactuais de Deus,porém, se cumprirão no futuro reino do Messias. O juízo por fim será seguido por perdão e restauração, e o livro termina com uma poderosa nota de promessa.

Naum Cerca de 125 anos depois que Nínive se converteu com a pregação de Jonas . Naum predisse a iminente destruição da mesma cidade. O povo da capital Assíria voltou á idolatria e brutalidade  e a Assíria subverteu o reino do norte .Em virtude a santidade e o poder de Deus, Nínive será destruída a despeito da sua aparente invencibilidade.

Habacuque Bem perto do fim do reino de Judá, Habacuque pergunta a Deus porque Ele não cuida da perversidade da sua nação. Quando Deus lhe diz que esta prestes a usar os babilônios como vara de seu juizo, Habacuque formula uma segunda pergunta : Como o Senhor poderia julgar judá pela instrumentalidade de uma nação pior? Após a segunda resposta do Senhor, o profeta  exalta o nome de Deus por seu poder e  propósitos.
Sofonias Sofonias desenvolve em termos bem definidos o tema da vinda do Senhor como sendo um dia de pavoroso juízo iminente sobre Judá e amplia seu escopo para incluir também os gentios. Uma vez que Judá se recusa a buscar ao Senhor, ele está condenado. Um remanescente, porém, exultará quando Deus restaurar os destinos de seu povo.

Ageu Depois do exílio babilônico, os judeus começaram a reconstruir o templo, mas deixaram que a obra fosse interrompida para a reconstrução de suas próprias casas. Em virtude de seu fracasso de dar a Deus o primeiro lugar, eles não estavam desfrutando de suas benção na terra. Ageu insiste com o povo para concluir a obra, porquanto a promessa de Deus é que ele seria  impregnado de glória.Depois de disciplinar o povo por sua contaminação, Ageu termina com uma promessa de benção futura.

Zacarias Contemporâneo de Ageu, Zacarias também exorta o povo a terminar a construção do templo. O método de Zacarias para motivá-los e o encorajamento – o templo é central à herança espiritual de Israel e esta relacionado à vinda do Messias. A série de visões, mensagens e bordões  oferece algumas das mais claras profecias messiânicas  das Escrituras . Deus revela que seu programa para seu povo esta longe de ser concluído.

Malaquias Ao tempo do último profeta do Antigo Testamento, o clima moral e espiritual do povo esfria. Seu culto é insipido e indiferente e, visto que eles estão cada vez mais distantes de Deus, são caracterizados por transigência religiosa e social.Um terrível dia de juízo virá quando “ todo arrogante e cada malfeitos será palha” destinada ao fogo ,“mas para aquele que teme o meu nome nascerá o sol da justiça trazendo cura em suas asas”.

OS PROFETAS MENORES FALAM HOJE

Apesar de terem vivido e profetizando há tanto tempo sua mensagem continua atual e fala conosco.Trazem advertências voltadas para questões sociais,politicas, familiares e espirituais que se aplicam ao povo de Deus . Trazem também mensagens escatológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário