Meditações Evangelho de Marcos (9)
"E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos ressequida. E observavam-no para ver se o curaria em dia de sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão ressequida: 'Levanta-te e vem para o meio.' Então lhes perguntou: 'É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la?' Mas eles se calaram. E, olhando-os em redor com indignação, condoendo-se da dureza de seu coração, disse ao homem: 'Estende a mão.' Ele a estendeu, e a sua mão foi restaurada. E, tendo saído, os fariseus tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, em como lhe tirariam a vida." — Marcos 3:1-6
Reflexão:
Neste relato, vemos Jesus entrando na sinagoga e encontrando um homem com a mão ressequida. Os fariseus observavam Jesus, procurando um motivo para acusá-lo, especialmente porque era sábado, um dia em que a lei judaica proibia trabalhar. A tradição dos Fariseus proibia realizar curas.
Jesus, conhecendo suas intenções, chama o homem para o centro da sinagoga e faz uma pergunta que vai ao cerne do problema: "É lícito nos sábados fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou tirá-la?" Os fariseus permanecem em silêncio, incapazes de responder sem expor a dureza de seus corações.
Com indignação e tristeza pela insensibilidade dos fariseus, Jesus realiza a cura, restaurando a mão do homem. Esta ação não só demonstra Seu poder divino, mas também revela o verdadeiro propósito da lei de Deus: promover o bem e a vida.
Aplicação:
1. O Propósito da Lei:
Jesus nos mostra que o propósito da lei de Deus é promover o bem e a vida, não apenas estabelecer regras rígidas. Devemos sempre buscar fazer o bem, independentemente das circunstâncias ou tradições que possam tentar nos impedir.
2. Compaixão em Ação:
Jesus agiu com compaixão ao curar o homem, apesar da oposição. Devemos seguir Seu exemplo e ser compassivos, ajudando os necessitados mesmo quando enfrentamos resistência ou crítica.
3. Corações Endurecidos:
A dureza de coração dos fariseus os impediu de ver a bondade e a divindade de Jesus. Precisamos examinar nossos próprios corações e pedir a Deus que os amoleça, para que possamos ver e agir conforme a Sua vontade.
4. A Prioridade do Bem:
Jesus ensina que fazer o bem deve ser nossa prioridade. Não devemos deixar que regras ou tradições nos impeçam de ajudar e mostrar amor aos outros. A misericórdia e a compaixão devem guiar nossas ações.
Oração:
Senhor Jesus, obrigado por mostrar o verdadeiro propósito da lei e por Seu exemplo de compaixão e bondade. Ajude-me a ter um coração sensível às necessidades dos outros e a agir com amor, independentemente das circunstâncias. Que eu sempre priorize fazer o bem e promover a vida, seguindo Seu exemplo. Amoleça meu coração para que eu possa ver e cumprir Sua vontade em todas as situações. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário