Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de julho de 2024

As Primeiras Conversões - Atos 2:37-41

 Leitura diária EBD BETEL -  Quarta-feira 17/07/2024

As Primeiras Conversões - Atos 2:37-41

 "Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos, e para todos os que ainda estão longe: isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar. Com muitas outras palavras deu testemunho, e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que de bom grado receberam a sua palavra foram batizados; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas."

 

Reflexão

As primeiras conversões descritas em Atos 2:37-41 nos lembram do poder transformador do Evangelho.

Após o poderoso sermão de Pedro no dia de Pentecostes, os ouvintes foram "compungidos em seu coração”.

 Esta profunda convicção foi obra do Espírito Santo, que tocou suas consciências e revelou a gravidade do pecado e a necessidade de arrependimento. Este é o primeiro passo para a conversão genuína: um coração quebrantado e contrito diante de Deus.

Pedro responde à pergunta dos ouvintes ("Que faremos irmãos?") com um chamado claro ao arrependimento e ao batismo em nome de Jesus Cristo para o perdão dos pecados. O arrependimento é um giro de 180 graus, afastando-se do pecado e voltando-se para Deus. O batismo, por sua vez, simboliza a purificação e a nova vida em Cristo. Este chamado ainda ressoa hoje, convidando todos a se arrependerem e serem batizados.

A mensagem de Pedro resultou na conversão de cerca de três mil pessoas. Este evento marcante mostra o poder do Evangelho quando pregado com ousadia e acompanhado pelo Espírito Santo. A Igreja primitiva cresceu exponencialmente a partir deste ponto, demonstrando que o Evangelho é verdadeiramente a "boa nova" que transforma vidas.

Este relato também nos desafia a refletir sobre nossa própria resposta ao Evangelho.

 Temos nos arrependido genuinamente? Estamos vivendo na plenitude do Espírito Santo?

 Aplicação

1. Compartilhar o Evangelho

2. Viver em Comunhão com o Espírito Santo

3. Cultivar um Coração Contrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário