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quinta-feira, 10 de julho de 2025

LIÇAO 2 -A Igreja de Jerusalém: um modelo a ser seguido

 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.” (At 2.42).

Atos 2.37-47

INTRODUÇÃO

 

Por ser a Igreja-mãe, Jerusalém torna-se o modelo para as demais igrejas que foram implantadas. É de Jerusalém que partem as decisões que buscam, por exemplo, disciplinar e padronizar determinadas práticas cristãs. A igreja de Jerusalém já nasce forte! Sendo de origem divina, cheia do Espírito Santo e supervisionada pelos apóstolos, essa igreja é bem alicerçada. Isso fica claro no ministério da Palavra, a quem os apóstolos se devotaram inteiramente e ao exercício dos diversos dons que abundavam no seu meio. É, portanto, uma igreja da Palavra e do Espírito. E mais — é uma igreja onde a observância das ordenanças de Cristo é praticada na esfera do culto cristão. Assim, a igreja cristã primitiva exibe marcas que se tornaram um padrão para todas as igrejas em todas as épocas e lugares.

I. UMA IGREJA COM SÓLIDOS ALICERCES

 

 

 

1. Uma igreja com fundamento doutrinário. A igreja de Jerusalém era uma igreja bem doutrinada. Lucas diz que, antes de ascender aos céus, Cristo deu “mandamentos, pelo Espírito Santo, aos apóstolos que escolhera” (At 1.2). Uma igreja genuinamente cristã reflete a prática e os ensinos dos apóstolos. É exatamente isso o que o livro de Atos diz da primeira igreja: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At 2.42). Uma igreja só pode ser considerada genuinamente cristã quando ela consegue ensinar e doutrinar seus membros de tal forma que eles passem a refletir o caráter de Cristo.

 

2. “Perseveravam na doutrina dos apóstolos” (At 2.42). A expressão diz muito sobre o processo de discipulado da igreja de Jerusalém. Era uma igreja bem doutrinada, e, portanto, bem discipulada. A palavra “doutrina” traduz o termo grego didaché, que significa “ensinar” e “instruir”. Tem a ver, portanto, com o discipulado cristão. O discípulo é alguém que consegue reproduzir, isto é, levar adiante o que aprendeu de seu Mestre. Os apóstolos aprenderam de Cristo; a igreja cristã primitiva aprendeu dos apóstolos e agora vivia isso a fim de transmitir a outros o que aprendeu. A tragédia da igreja acontece quando ela não consegue ser discipulada, nem tampouco discipular.

 

3. Uma igreja relacional e piedosa. A igreja de Jerusalém perseverava na “comunhão” (At 2.42). A maioria dos intérpretes entende que a palavra grega koinonia, traduzida aqui como “comunhão” é uma referência às relações interpessoais dos primitivos cristãos. A primeira igreja era, portanto, uma igreja relacional. Assim, perseverar na comunhão tem o sentido de “se dedicar” à construção de bons relacionamentos. Tem a ver com o modo de vida dos crentes. Sem o cultivo de relações interpessoais fortes, a igreja cai em um mero ativismo. Há muita atividade, mas sem o calor humano que caracteriza a verdadeira vida cristã.

 

A mesma igreja que perseverava na doutrina dos apóstolos e na comunhão era a mesma igreja que vivia em oração (At 2.42). A igreja de Jerusalém orava! Assim, Pedro e João foram ao templo na hora nona de oração (At 3.1); os apóstolos estabeleceram como prática dedicar-se à oração (At 6.4) e a Igreja reunida na casa de Maria, mãe de Marcos, se dedicava à oração (At 12.5).

 

“A DOUTRINA DOS APÓSTOLOS [...] COMUNHÃO [...] O PARTIR DO PÃO [...] ORAÇÕES. Hoje em dia, muitas igrejas desejam seguir o modelo da igreja do Novo Testamento, esperando vivenciar o mesmo poder, crescimento e eficácia que ela teve. Esta passagem nos proporciona uma visão geral das características que permitiram que a igreja do Novo Testamento vivenciasse o milagroso poder de Deus (v.43) e um crescimento consistente (v.47). O que é admirável é que essas características eram bastante simples e práticas. (1) A doutrina dos apóstolos (v.42a). Os primeiros cristãos eram profundamente devotados à mensagem de Cristo. [...]; (2) Comunhão (gr. koinōnia; v.42b). Os seguidores de Deus na igreja primitiva não somente eram dedicados ao seu relacionamento básico e predominante com Deus, como também estavam comprometidos em construir relacionamentos abertos, honestos e espiritualmente encorajadores com o povo de Deus [...]; (3) O partir do pão (vv.42c,46). Esta expressão poderia se referir, simplesmente, às refeições feitas nas casas, uns dos outros [...] (ou) à refeição do amor ágape (veja 1Co 11.21, nota), ou à Ceia do Senhor (isto é, à comunhão) propriamente dita. [...] (4) Oração (v.42d; cf. 1.14; 4.23-31). A oração era, claramente, uma grande prioridade e uma parte vital da vida da igreja primitiva” (Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1932).

 

I. UMA IGREJA OBSERVADORA DOS SÍMBOLOS CRISTÃOS

 

 

 

1. O Batismo. Após o primeiro sermão do apóstolo Pedro na igreja de Jerusalém, e como resposta a uma pergunta, ele disse ao povo: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados” (At 2.38). Naquela época, a primeira igreja batizava quem se convertia. Ela sabia que o batismo era uma das ordenanças de Jesus e que ele era um dos principais símbolos da fé cristã (Mc 16.16). O batismo era um dos primeiros passos da fé cristã, um rito de entrada para a nova vida em Cristo. Mas para ser batizado, a pessoa precisava ter se arrependido dos seus pecados e crido em Jesus. Era preciso ter consciência do sentido desse símbolo de fé. Assim, o batismo era um testemunho público de que a pessoa havia se convertido. Por meio dele, os cristãos de Jerusalém mostravam ao mundo que sua vida agora era diferente, que eles tinham uma nova vida em Cristo.

 

2. A Ceia do Senhor. A Ceia do Senhor é a outra ordenança dada por Jesus e que foi observada pela igreja de Jerusalém. “E perseveravam... no partir do pão” (At 2.42). A maioria dos estudiosos concorda que esse texto é uma referência à prática da Ceia do Senhor entre os primeiros cristãos. Donald Gee, um dos principais mestres do pentecostalismo britânico, disse que, quando tomada corretamente, a Ceia leva a Igreja ao próprio coração de sua fé; ao próprio centro do Evangelho; ao objeto supremo do amor de Deus. Portanto, quão abençoado é esse “partir do pão”! Parece provável que os primeiros cristãos, combinando essa ordenança simples com a “festa do amor” de sua refeição comum, lembravam assim a morte do Senhor “todos os dias” (At 2.42-46).

 

III. UMA IGREJA MODELO

 

 

 

1. Uma igreja reverente e cheia de dons. É dito da igreja de Jerusalém: “Em cada alma havia temor” (At 2.43). A palavra grega traduzida como “temor” é phóbos, que também significa “reverência, respeito pelo sagrado”. Havia um forte sentimento da presença de Deus! Havia um clima da presença do sagrado, do que é santo, o mesmo sentido que teve Moisés quando o Senhor o mandou tirar os sapatos dos pés porque o lugar “é terra santa” (Êx 3.5). Precisamos aprender com a primeira igreja! Não podemos perder o respeito pelo sagrado.

 

Lucas destaca que “muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos” (At 2.43). “Sinais (gr. Téras) e maravilhas (gr. Sémeion)” são as mesmas palavras usadas pelo apóstolo Paulo para se referir aos dons do Espírito Santo que se manifestavam em suas ações missionárias (Rm 15.19). Os dons espirituais ornamentavam a igreja cristã primitiva.

 

2. Uma igreja acolhedora. Dentre as muitas marcas de uma igreja relevante, o acolhimento aparece como uma das suas principais. Uma igreja, para se tornar relevante, necessariamente deve ser acolhedora. A igreja de Jerusalém é um modelo de igreja acolhedora. Além de estarem juntos, o texto bíblico diz que naquela igreja “todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum” (At 2.44). Não é fácil partilhar, muito menos acolher. A nossa tendência é nos fechar em nosso mundo e deixar de fora quem achamos ser inconveniente. Numa igreja acolhedora, os membros se sentem acolhidos e parte do grupo.

 

3. Uma igreja adoradora. A igreja de Jerusalém era também uma igreja adoradora: “louvando a Deus” (At 2.47). “Louvando”, traduz o verbo grego aineo. É o mesmo termo usado para se referir aos anjos e pastores que louvavam a Deus por ocasião do nascimento de Jesus (Lc 2.13,20); é usado também para descrever o paralítico que louvava a Deus depois que foi curado junto à Porta Formosa do Templo (At 3.8). É, portanto, uma expressão de júbilo e de gratidão. Louvar é muito mais que simplesmente “cantar”; é uma expressão de rendição e total entrega! É o reconhecimento da grandeza de Deus e de seus poderosos feitos.

“O PROGRESSO SE REPETE. [...] Os primeiros discípulos — a maioria composta por judeus — continuavam a adorar diariamente no templo (46). Isto era natural. Posteriormente, a perseguição aos judeus expulsou-os do Templo, e também das sinagogas. Eles também partiam o pão em casa. O texto grego também poderia ser traduzido como ‘de casa em casa’. Não havia edifícios para igrejas no início, e a maioria das reuniões de adoração era conduzida nas casas. Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo (47) é uma combinação desejada na igreja de todos os tempos e lugares. O Senhor estava acrescentando diariamente novas pessoas ao número de crentes. Esta era uma igreja em crescimento. A última frase, aqueles que se haviam de salvar, é uma tradução completamente injustificável. Não existe aqui nenhuma indicação de predeterminação ou predestinação. O texto grego diz claramente: ‘todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que estavam sendo salvos.’ Isto simplesmente afirma que aqueles ‘que estavam sendo salvos’ uniam-se ao crescente grupo de discípulos em Jerusalém” (Comentário Bíblico Beacon — João e Atos. Volume 7. Rio de Janeiro: CPAD, 2024, p.225).

CONCLUSÃO

 

 

 

Vimos, nesta lição, algumas características que marcaram a primeira igreja. Frequentemente, nos referimos a ela como a “Igreja Primitiva”. Vemos como sendo uma igreja ideal, modelo para todas as outras. De fato, ela é a igreja-mãe. Isso, contudo, não significa dizer que a igreja de Jerusalém não tivesse problemas. Pelo contrário, veremos em outras lições, que havia alguns bem desafiadores. Nada, contudo, que tire o seu brilho e nos impeça de nos espelharmos nela.

 

IGREJA DE JERUSALÉM — UM MODELO A SER SEGUIDO

 

 

 

Estimado(a) professor(a), a paz do Senhor. A lição desta semana tem como finalidade apresentar a igreja primitiva como modelo de fé e relacionamento cristão aos irmãos da igreja atual. Ao observarmos o livro de Atos, identificamos vários aspectos que revelam a face da igreja primitiva como uma igreja doutrinariamente sólida, que perseverava nos ensinamentos introduzidos pelos apóstolos, e na qual os seus membros desfrutavam de uma comunhão salutar; e, não menos importante, oravam assiduamente (At 2.42). Dessa forma, o trabalho realizado por esses irmãos resultava no avanço da pregação do Evangelho, mesmo em meio às perseguições (2Ts 3.1-3).

 

Além de ser uma igreja que gozava da manifestação abundante dos dons espirituais, bem como da operação contínua de sinais, prodígios e maravilhas, havia uma característica muito marcante que a tornava pujante. A igreja primitiva era uma igreja “acolhedora”. Em linhas gerais, o termo acolhedor, de acordo com o Dicionário Houaiss (2009), significa “oferecer ou obter refúgio, proteção ou conforto físico, amparo; dar hospitalidade”. No contexto da igreja primitiva, significava acolher os pecadores, oferecer a oportunidade de perdão e reconciliação com Deus. Além disso, significava também que a igreja não fazia acepção de pessoas, nem mesmo fomentava o preconceito seja qual fosse a condição de pecado em que a pessoa estivesse (At 10.34,35; Rm 2.11); mas, pelo poder regenerador do Espírito Santo, tornava cada pecador arrependido em um discípulo de Cristo (Mt 28.19,20).

 

Aprendemos com a igreja primitiva que devemos acolher o pecador e ensinar que Jesus cura, salva, liberta, batiza no Espírito Santo e voltará para buscar Seus servos para estarem para sempre com Ele. Nesse sentido, a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, documento que traz os fundamentos doutrinários de nossa denominação, discorre que “entendemos que é responsabilidade da igreja a obra missionária. A edificação é realizada por meio do ensino da Palavra nas reuniões da igreja, como o culto de ensino, da escola bíblica dominical. A igreja também exerce o ministério de socorro e misericórdia, que inclui o cuidado dos pobres e dos necessitados, e não somente dos seus membros, mas também dos não membros. Enquanto membros da igreja, somos o sal da terra, proporcionando sabor à vida e evitando a putrefação da sociedade ao combatermos o pecado e a corrupção” (2017, p.123). Que o compromisso de acolher os pecadores não seja furtado de nossos corações. Jesus nos libertou e salvou para que, uma vez regenerados por Seu Espírito, tenhamos o prazer de levar outras vidas a Ele. Uma igreja acolhedora prioriza alcançar vidas para o Reino de Deus.

 

 

 

 

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