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sábado, 5 de julho de 2025

Lição 1: Gálatas: a carta da liberdade cristã

 

“Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé de Cristo [...].” (Gl 2.16).

INTRODUÇÃO

 

 

 

Ao longo deste trimestre, estudaremos a Carta de Paulo aos Gálatas. Escrita no primeiro século da nossa era, essa correspondência foi enviada aos crentes da região da Galácia e buscou mostrar aos seus leitores a importância da liberdade cristã e a suficiência do Evangelho. Eram homens e mulheres que haviam sido alcançados pela pregação e o ensino da salvação oferecida por Jesus, mas que, em algum momento, se deixaram levar por ensinos diferentes dos que haviam recebido, e estavam se afastando do plano de Deus para as suas vidas. Rever os ensinos do apóstolo nesta Carta pode nos fazer refletir a respeito da importância de valorizar o sacrifício de Jesus e não nos deixar levar por ensinos estranhos, que buscam colocar o esforço humano como um substituto à graça de Deus.

I. A CARTA AOS GÁLATAS

 

 

 

1. O contexto. O Evangelho de Cristo se espalhou pelo Império Romano quando judeus e estrangeiros ouviram a sua mensagem e receberam Jesus em seus corações. Essa divulgação se deu pelo testemunho de irmãos judeus que fugiram de Jerusalém por conta da perseguição, mas também se deu por conta do trabalho específico de obreiros como Barnabé e Saulo, que foram enviados por Deus, e pela igreja, às nações gentias como missionários. Essa fase inicial da igreja é apresentada no livro de Atos dos Apóstolos. Mas a história da igreja não se resume aos relatos de Lucas, que inspirado pelo Espírito Santo, registrou os acontecimentos relativos às atividades missionárias. As cartas dos apóstolos também trazem informações que nos mostram outros acontecimentos nesse período.

 

Muitos gentios se tornaram cristãos, e com o aumento deles entrando na igreja, crendo que a salvação prometida por Cristo vinha pela fé, surgiu o que vamos chamar de “choque cultural”: um grupo de judeus, que também tinha crido em Jesus, passou a ensinar que a Salvação dependia também da guarda da Lei de Moisés. Jesus era judeu, e guardou a Lei, sujeitando-se a ela. Portanto, todos os seus seguidores deveriam também passar pelo mesmo rito. Esse grupo é denominado de judaizantes, e como veremos, deu trabalho por onde passava, pois seu ensino, de forma praticamente imperceptível aos gálatas, enfatizava o esforço humano como um auxiliar à graça de Deus.

 

2. O autor. Paulo é o autor da Carta aos Gálatas. Ele se identifica como tal logo no primeiro versículo, não dando margem para que outra pessoa possa ser apresentada como responsável por essa autoria. Como veremos no decorrer das lições, sua autoridade apostólica foi questionada por um grupo de judeus. Por isso, colocar seu nome na carta que escreveu foi uma forma de se identificar com seus leitores e, os detalhes evidentes nela, mostram que Paulo conhecia os irmãos gálatas. Sobre a data da composição desse documento, tem sido comentado que a sua escrita se deu entre os anos 48 a 51 de nossa era.

 

3. O motivo da Carta. A Carta aos Gálatas foi escrita com o objetivo de alertar aqueles crentes acerca do perigo que estavam correndo por acrescentar à mensagem do Evangelho a prática da Lei de Moisés. Eles já haviam crido nas Boas-Novas, e não era necessário agregar às suas vidas nenhum dos elementos da lei que Deus dera aos hebreus por ocasião da sua saída do Egito. Isso pode estar claro para nós, leitores do século XXI, mas para os crentes gálatas, não. Devemos nos lembrar de que no primeiro século havia circulado pelas igrejas pessoas que introduziam doutrinas diferentes das que eram ensinadas pelos apóstolos, e que por isso as igrejas precisavam ser lembradas do verdadeiro Evangelho e de suas práticas.

 

Deus usa o apóstolo Paulo, um homem de formação intelectual farisaica, mas devidamente convertido a Jesus, para orientar os leitores de que a Lei de Moisés havia sido dada por Deus aos hebreus, e não aos gentios. Como veremos posteriormente, a própria igreja de Jerusalém já havia traçado parâmetros para que o Evangelho fosse apresentado entre os gentios, sem a necessidade da circuncisão (At 15.28,29). A partir desse ponto, trataremos a palavra “circuncisão” como um sinônimo da guarda da Lei de Moisés.


II. A SAUDAÇÃO PAULINA

 

 

 

1. Paulo, apóstolo, não da parte dos homens (v.1). Paulo inicia a Carta aos Gálatas com a sua identificação nominal. Ele era conhecido pelos irmãos daquela região, e eles não teriam dúvida de quem era o autor da carta. Ele também acrescenta um título ao seu nome: apóstolo. Diferente de um título honorífico, ou que trouxesse a ideia de ser um obreiro diferenciado, apóstolo era um “enviado”, alguém que havia sido escolhido para levar uma mensagem. Era uma honra, mas igualmente uma grande responsabilidade, ser portador das Boas-Novas.

 

Ele completa com mais uma sentença: “não da parte dos homens”. Esse aspecto é importante, pois ele não teria escrito tais palavras se a sua autoridade apostólica não estivesse sendo colocada em xeque por seus acusadores, os judaizantes. Era necessário que ele mostrasse, o que ele faz, no texto mais à frente, que a sua chamada vinha de Deus. Se ele não andou junto com os apóstolos de Jerusalém, que autoridade teria para ser um apóstolo? Os judaizantes criam que se Paulo não fora enviado por Jerusalém, então não teria autoridade para ensinar, doutrinar ou falar de Jesus como quem foi comissionado para tais ações. É verdade que Paulo não andou com os Doze por ocasião do ministério terreno de Jesus, mas da mesma forma que os Doze, Paulo foi ensinado pelo próprio Jesus, como ele descreve (Gl 1.12).

 

2. Da parte de Jesus e Deus Pai (v.1). Após ter se apresentado como remetente da Carta, Paulo deixa claro a origem do seu apostolado: Ele vinha da parte de Jesus, e de Deus Pai, que ressuscitou a Jesus dentre os mortos. Em um único verso, ele destaca a atuação conjunta do Pai e do Filho, e o milagre da ressurreição do Senhor. Foi o Jesus ressuscitado que apareceu a Paulo quando ele se dirigia a Damasco, e sem essa ressurreição, Paulo não teria sido salvo, não teria se tornado um discípulo e não teria sido comissionado aos gentios.

 

Ele havia recebido a mensagem do Evangelho por revelação do Senhor Jesus, e isso nos mostra que as Boas-Novas têm origem divina. Essas Boas-Novas estavam em risco, e Paulo percebeu que os gálatas, mesmo sendo crentes, precisavam ser novamente ensinados acerca do Evangelho. Essa Carta é uma defesa do verdadeiro Evangelho para os gálatas, que já tinham experimentado a salvação, mas que estavam caindo da graça (Gl 5.4).

 

3. Os irmãos que estão comigo (v.2). Paulo tem a humildade de dizer que não está fazendo a obra de Deus sozinho. Mesmo não mencionando os nomes de seus companheiros de ministério, ele mostra aos gálatas que fazemos melhor a obra de Deus quando temos comunhão uns com os outros e podemos servir ao Senhor em um grupo de pessoas. Como um corpo, podemos ser úteis com diversos talentos.

 

4. Os destinatários. Os destinatários dessa Carta eram os irmãos das “igrejas da Galácia” (Gl 1.2). Observe que esse documento não era para uma única igreja, como foram as Cartas aos Romanos, aos Coríntios e aos Efésios, cujos destinatários, como se entende, pertenciam a uma igreja localizada em uma única região. Os gálatas pertenciam a um grupo de igrejas.

 


III. A MENSAGEM PARA OS NOSSOS DIAS

 

 

 

1. A importância da liberdade. A Carta aos Gálatas defende a liberdade cristã. E que liberdade é essa? Liberdade de uma vida de santidade, de comunhão com Deus e acesso livre a presença dEle. A certeza de que não precisamos seguir as obras da Lei para sermos salvos, pois somos salvos pela fé em Jesus. Os gálatas haviam recebido o Evangelho pela fé, mas estavam sendo ensinados que a salvação dependia de uma série de observâncias dos costumes judaicos, o que era uma afronta à graça de Deus.

 

2. Nossa salvação não depende de nossas obras. Nenhuma prática que venhamos a fazer tem a capacidade de trazer a Salvação ofertada por Deus em Jesus, ou o perdão dos pecados. A Carta aos Gálatas é um alerta contra qualquer ensino ou pregação que tente complementar o sacrifício de Jesus com obras feitas pelos homens. As obras, para o crente, são úteis para que Deus possa ser glorificado pelos ímpios que, vendo as nossas boas obras, percebam que elas são uma ação do Espírito em nós e que glorifiquem a Deus (Mt 5.16).

 

3. Os judaizantes. Paulo desejava mostrar, na Carta aos Gálatas, que o sacrifício de Jesus foi único, perfeito e é suficiente para a nossa salvação. Isso foi necessário porque, havia o grupo dos que “não andavam bem e diretamente conforme a verdade do evangelho” (Gl 2.14) e que desejavam impor os “costumes” dos judeus sobre os gentios. Costumes esses que nem mesmo o apóstolo Pedro parecia observar.

 

CONCLUSÃO

 

 

 

Sempre teremos diante de nós o desafio de lembrar que a nossa salvação é recebida pela fé, e que não precisamos seguir rituais de outras culturas que se proponham a ser complementares à nossa salvação. Os gálatas precisaram ser ensinados de que a salvação não está vinculada às obras da Lei, pois o Evangelho é suficiente para nos salvar. A graça do Senhor é o que basta para a nossa salvação.

 

 

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