Introdução
A missão do Antigo Testamento se distingue da missão no novo testamento, no ser e no fazer.
Enquanto Israel deveria somente ser, a igreja é chamada para ser e ir, realizar o propósito de Deus na história humana, resgatar o que foi perdido.
Ponto-chave, missão é a ação pela qual Deus utiliza um povo
ou indivíduo em favor do mundo.
1. Israel, um povo com uma missão.
Mesmo que diferente do
propósito da igreja, Israel foi estabelecido como a nação pela qual Deus age no
mundo, no Antigo Testamento.
1.1. A missão de Israel.
Antes de qualquer afirmação, devemos definir o que é missão.
É aquilo que Deus está fazendo em favor do mundo. É o seu propósito que a longo
prazo irá renovar toda a criação, quando Deus fará um novo céu e uma nova
terra. Segunda Pedro 3, 13. E a partir dessa afirmação que entra o papel e a
missão de Israel no Antigo Testamento, de ser um instrumento de Deus para a
salvação do mundo. Da mesma forma que Israel foi um instrumento de Deus para a
sua ação no mundo, no Novo Testamento é a igreja que cumpre o propósito
salvífico de Deus na história humana. _
1.2. Israel foi chamado para ser.
Deus estabeleceu o povo de
Israel como exemplo para todas as nações do mundo, expressando assim como ele
deseja que os outros povos fossem uma comunidade regida pelos seus princípios e
valores estabelecidos na lei, nos quais ele habitaria em seu meio. Por esse
motivo, a missão de Israel no Antigo Testamento não está relacionada
primeiramente em ir ou fazer alguma coisa, mas antes em ser. Este povo foi
chamado para ser santo, diferente das outras nações e com o propósito e finalidade
de expressar a glória de Deus ao mundo. Povos, tribos e nações. 1 Crônicas 16,
24_
2. O propósito de Israel.
Deus estabeleceu Israel como nação sua, propriedade particular, nação santa e reino de sacerdotes.
2.1. Israel, nação santa.
Partindo do princípio de que, primeiramente, a missão de Israel era ser, devemos entender que o povo de Deus foi chamado a ser um povo santo. Deuteronômio 7, 6 A santidade em Deus é um atributo que o distingue de todas as demais divindades Pois o Senhor além de ser santo, exige que seu povo seja também santo 1 Pedro 1, 16 Este é o primeiro propósito da missão de Israel Servir a Deus através de uma vida de santidade e separação A igreja, como o novo Israel de Deus, deve primeiramente viver em santificação, orientada para Deus e para o seu agir no mundo.
2.2. Reino de sacerdotes.
A função básica de um sacerdote
era ministrar as coisas sagradas. O culto e o sacrifício viveram a vida de
devoção e relacionamento com Deus. Do mesmo jeito, Israel deveria apresentar-se
ao mundo a glória de Deus, seu poder e governo justo e piedoso. Salmo 83, 18.
Essa função faz com que todos os povos reconheçam o Senhor como um único Deus.
Deuteronômio 6, 4. Tal afirmação leva à compreensão de que Deus é o Senhor e
Criador. Dessa forma, todas as criaturas devem obediência a Ele, mas todos
aqueles que não reconhecem sua soberania estão em rebelião e, consequentemente,
estão diante de sua ira e julgamento._
3. Abençoados para abençoar.
O chamado de Israel não foi para servir a si mesmo, mas sim servir como testemunho de Deus aos outros, povos, tribos e nações.
3.1. O chamado dos patriarcas.
Abraão recebeu de Deus uma dupla promessa. A primeira,
tornar-se uma grande nação, Gênesis 18, 18. De modo que não poderia ser contada
a sua descendência. Assim como a areia da praia ou como as estrelas do céu,
Gênesis 22, 17. A segunda, abençoar todas as nações da terra, Gênesis 12, 3. A
intenção de Deus no Antigo Testamento é que toda criação, toda vida e cultura
humana possam, por meio de Abraão e de sua descendência, tornar-se novamente
algo muito bom. Essa promessa é cumprida em dois tempos. O primeiro, na
formação do povo de Israel no Egito. E na segunda, na vida e ministério, morte
e ressurreição de Jesus Cristo._
_3.2. O papel de Israel entre as nações. Foi no Êxodo que
Israel se tornou uma nação e no Sinai, Deus estabeleceu as exigências para se
viver conforme seus princípios e valores. Deus estabeleceu para seu povo que em
todas as esferas da vida deveriam ser santos. Por isso estabeleceu leis que
regiam a família. Levítico 19.3. A adoração, Levítico 19, 4. O cuidado com os
pobres e estrangeiros, Levítico 19, 9, 10. O amor fraternal, Levítico 19, 18. A
fidelidade sexual, Levítico 19, 20 a 22. Dentre outras leis. Quando Israel foi
disperso entre as nações, Jeremias 29, 4. Deus enviou para o interior dos povos
pagãos Tais princípios como o testemunho de seu caráter santo Glória e
majestade_
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