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terça-feira, 4 de março de 2025

 



Introdução

 1 Coríntios 2.1-5

1 - Os Alicerces do Movimento Pentecostal


Conforme estudamos nas lições anteriores, as manifestações do Espírito Santo que ocorreu no Movimento Pentecostal da Igreja Primitiva de Atos 2, através do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais nunca cessaram.
 As denominações pentecostais contemporâneas e autênticas devem continuar alicerçadas conforme a Igreja Primitiva de Atos 2.
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações" (Atos 2.42)
O Movimento Pentecostal de Atos 2 nasceu tendo como alicerces :
(1) Doutrina dos Apóstolos
(2) Comunhão
(3) Oração

Sendo que esses três alicerces era caracterizado pela UNIDADE.
Claudionor de Andrade enfatiza que havia Unidade Doutrinária, Unidade na
própria comunhão e Unidade no partir do pão e nas orações.

1.1 - Nasceu Alicerçado na Doutrina dos Apóstolos

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do
pão, e nas orações" (Atos 2.42)
Pr. Lourival Dias Neto: No NT existem duas palavras gregas empregada para
doutrina. A primeira é "didaskalia", e a segunda "didache", ambas
significam tanto o ato como o conteúdo do ensino. A referência acima de
Lucas aponta que havia uma constante preocupação dos apóstolos quanto
à infiltração de falsos ensinos (1Tm 1.3,4), o que os levou a escrever cartas
às Igrejas estabelecidas, fazendo surgir através dela um sistema doutrinário
fundamentado naquilo que Cristo começou a ensinar (At 1.1) e que ficou
como tarefa para os seus apóstolos concluírem (At 28.31). [10]
A Igreja Primitiva vivia em Unidade Doutrinária e não era uma doutrina
qualquer; tratava-se do ensinamento emanado do colégio apostólico
constituído pelo Senhor Jesus Cristo.
Claudionor de Andrade: Onde há Unidade Doutrinária não há lugar para
heresias e nem apostasias, estejamos pois, sempre alertas. Nestes últimos
dias, muitos aparecerão em nosso meio dissimulando suas inverdades
doutrinárias, com o único intuito de destruir a comunhão dos santos (2Ts
2.3; 2Pe 2.1). [7]
Essa mesma Unidade Doutrinária deve percorrer no Movimento Pentecostal
Clássico.
Movimento Pentecostal Clássico
O Movimento Pentecostal Clássico é a fase inicial do pentecostalismo,
surgida no início do século XX, caracterizada pela crença na atualidade dos
dons espirituais, especialmente o batismo no Espírito Santo com a
evidência do falar em línguas (glossolalia). Esse movimento se espalhou
rapidamente e deu origem a diversas denominações pentecostais ao redor
do mundo. O Movimento Pentecostal Clássico se distingue do
Neopentecostalismo (que vamos definir no tópico 3), que surgiu mais tarde
e incorporou novas ênfases.
Características principais :
(1) Ênfase no Batismo no Espírito Santo
(2) Crença nos Dons Espirituais
(3) Evangelismo e Missões
(4) Cultos Marcados por louvores espontâneos, orações fervorosas e
manifestações do Espírito
Principais Igrejas do Movimento Pentecostal Clássico no Brasil :
- Igreja Assembleia de Deus
- Congregação Cristã no Brasil

1.2 - Nasceu Alicerçado na Comunhão
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do
pão, e nas orações" (Atos 2.42)
Segundo o dicionário Teológico, CPAD, A comunhão é o "vínculo de
unidade fraternal mantida pelo Espírito Santo e que leva os cristãos a se
sentirem um só corpo em Jesus Cristo". A palavra grega Koinonia traz a
ideia de cooperação e relacionamento espiritual entre os santos.
Claudionor de Andrade: A comunhão da Igreja Primitiva era completa e foi
ela que levou aqueles crentes a partilharem o que tinham, abrindo portas
para a atuação do Espírito Santo. A comunhão da Igreja não é um mero
ajuntamento de pessoas, é o relacionamento espiritual e pessoal dos
santos, sob a ação do Espírito Santo. O apóstolo Paulo, ao discorrer sobre
o ministério do corpo de Cristo, fala de uma só fé (Ef 4.5) que deve ser
preservada zelosamente pelos santos (Jd 3).
Os crentes primitivos mantinham uma comunhão tão intensa entre si que se
reuniam com alegria e singeleza de coração para celebrar a Ceia. Era o seu
"partir do pão". Eles em Cristo e Cristo em cada um deles. Pode haver
comunhão mais plena? Não era simplesmente uma cerimônia; era a festa na
qual lembravam a morte e ressurreição de Jesus - a expressão mais sublime
do amor divino. [7]
Pr. Lourival Dias Neto: É difícil ler a história da Igreja Primitiva e não
encontrar fortes traços de uma comunhão verdadeira. A palavra comunhão
usado por Lucas: "e perseveravam... na comunhão" (At 2.42) do grego é
"Koinonia" que segundo estudiosos pode ser entendida num sentido
absoluto, como parte essencial da vida de adoração. É fácil entender isto
pelas muitas alusões bíblicas quanto às ações da Igreja no sentido de apoiar
as pessoas individualmente (At 4.32); e não apenas isto, mas na "Koinonia"
a pessoa era constrangida pelo Espírito a compartilhar o vínculo comum e
íntimo de companheirismo com a sua comunidade (At 4.34,35). [10]
1.3 - Nasceu Alicerçado na Oração
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do
pão, e nas orações" (Atos 2.42)
Claudionor de Andrade: Informa-nos Lucas, também, que a comunhão da
Igreja Primitiva tinha como base a oração. O autor sagrado é enfático: "e nas
orações" (At 2.42). Isso significa que as reuniões de clamor e intercessão
eram-lhes frequentes e poderosas. Haja vista que, certa ocasião, a força da
oração daqueles santos, chegou a abalar a estrutura do prédio em que
estavam reunidos (At 4.31). Sem oração, a comunhão da Igreja perde a sua
força e influência. Sua Igreja é uma comunidade de clamor e intercessão?
Ela ainda move o coração de Deus? É hora de clamar! [7]
Pr. Lourival Dias Neto: Um dos pontos fortes do pentecostalismo primitivo
foi a vida devocional, incluindo ai a oração (At 2.42b). A Igreja nasceu em
uma atmosfera de oração (At 1.12,13). Foi em resposta às orações, que o

Espírito Santo desceu no dia de Pentecostes (At 2.1-4). Consultando a
história da Igreja vemos que existia uma observância rígida a períodos
estritos de oração (At 3.1). A razão da manifestação do Espírito Santo
conferindo à Igreja poder para dar testemunho de Cristo estava ligada à vida
de oração de seus membros (At 4.31). [10]
2 - As Marcas do Pentecostalismo Clássico
2.1 - Um Movimento que não desiste de
Proclamar as Boas Novas
A pregação do Evangelho pela Igreja Primitiva não ficou restrita aos judeus
em Jerusalém, mas alcançou também os não judeus em todas as nações.
Foi neste mesmo impulso vigoroso da Igreja Primitiva que nasceu a Igreja
Assembleia de Deus no Belém do Pará se espalhando pelo país através de
Daniel Berg e Gunnar Vingren como vimos na lição anterior.
O Pentecostalismo Clássico possui a marca da Evangelização dos povos, a
obediência ao IDE do Senhor Jesus que confiou-nos a Grande Comissão
para que, alcancemos os confins da terra.
O Legado de Daniel Berg e Gunnar Vingren
O Legado de Daniel Berg e Gunnar Vingren é fundamental para o
cristianismo no Brasil, pois foram os fundadores da Assembleia de Deus, a
maior denominação evangélica do país e uma das maiores do mundo. Esses
missionários suecos trouxeram o movimento pentecostal clássico para o
Brasil em 1910, estabelecendo uma base sólida para o crescimento do
pentecostalismo na América Latina.
Principais contribuições de Berg e Vingren
(1) Fundação da Assembleia de Deus no Brasil
(2) Expansão do Movimento Pentecostal no Brasil
(3) Ênfase no Batismo no Espírito Santo
(4) Influência na Música e Cultura Evangélica
(5) Compromisso Missionário
O impacto de Daniel Berg e Gunnar Vingren ultrapassa a Assembleia de
Deus, influenciando outras denominações pentecostais e até mesmo o
cenário religioso brasileiro como um todo.
2.2 - A Constante Busca pelo Espírito Santo
O Movimento Pentecostal Clássico sempre teve a marca pela constante
busca pelo Espírito Santo, pois o Batismo no Espírito Santo e os Dons
Espirituais são fundamentais para o forte compromisso de levar o
Evangelho ao mundo, seguindo o modelo do livro de Atos.
Portanto, no Pentecostalismo clássico:
(1) O Batismo no Espírito Santo com evidência de Línguas
(2) Dons Espirituais
(3) Evangelismo e Missões

(4) Cura Divina
(5) Santidade e Vida Piedosa
(6) Culto Fervoroso e Espontâneo
(7) Autoridade da Bíblia como uma regra de Fé e prática
São elementos que moldaram a identidade do Pentecostalismo Clássico e
foram fundamentais para seu crescimento global.
2.3 - Um Movimento que não desiste de
Ensinar as Sagradas Escrituras
A Assembleia de Deus é uma igreja que faz parte do Movimento Pentecostal
Clássico, e por isso tem o forte compromisso com o ensino da Bíblia,
considerando-a a autoridade suprema em matéria de fé e conduta.
Toda experiência das manifestações espirituais são submetidas a
conformidade das Escrituras Sagradas.
A Escola Bíblica Dominical (EBD) é um dos principais meios de ensino da
Bíblia dentro da Assembleia de Deus através de revistas e aulas semanais.
Além da EBD, a igreja promove cultos de ensino, onde pastores e líderes
instruem os fiéis sobre temas bíblicos e doutrinários.
Há também cursos teológicos na interpretação pentecostal, que
aprofundam o conhecimento das Escrituras, formando líderes e obreiros.
Portanto, a Assembleia de Deus, se resguarda de práticas que não contam
com o apoio bíblico, como: Inovações dotadas de superstições, símbolos,
uso de objetos que passam a servir de amuletos.
A Assembleia de Deus também não apoia manifestações espirituais como o
"cair no Espírito", "unção do riso", "transferência de unção", enfim,
manifestações espirituais advindas de "sopros ungidos" e "paletós
mágicos" à moda de Benny Hinn e Kenneth Hagin, do Neopentecostalismo
da América do Norte (EUA).
3 - O Neopentecostalismo Brasileiro
Neopentecostalismo
Neopentecostalismo é um vertente mais recente do Pentecostalismo,
surgida a partir da segunda metade do século XX, especialmente na década
de 1970, introduziu novas ênfases e práticas, tornando-se muito influente no
cenário evangélico global.
Características principais :
(1) Teologia da Prosperidade
Ensina que a fé pode trazer prosperidade financeira e bem-estar
material
(2) Batalha Espiritual
Foca na luta contra demônios e forças malignas, com práticas como
"correntes" e exorcismos
(3) Uso intenso da mídia
Igrejas Neopentecostais investem fortemente em televisão, rádio e
internet para evangelização

(4) Liderança forte e centralizada
Pastores muitas vezes são vistos como líderes carismáticos e figuras
de autoridade incontestável
(5) Menos ênfase na doutrina tradicional
Priorizam experiências espirituais e revelações diretas de Deus, com
menor apego às doutrinas pentecostais clássicas.
(6) Cultos altamente dinâmicos e interativos
Uso de músicas contemporâneas, testemunhos de milagres e
elementos midiáticos
Principais Igreja Neopentecostais Brasileiras :
- Igreja Universal do Reino de Deus
- Igreja Internacional da Graça de Deus
- Igreja Renascer em Cristo
- Igreja Mundial do Poder de Deus
- Comunidade Evangélica Sara nossa Terra
Pr. Lourival Dias Neto: É importante salientar que nossa reflexão visa dar
elementos para que possamos avaliar práticas e métodos não endossáveis
pela Bíblia Sagrada. Não é intenção nossa, ser juiz e nem ir contra aqueles
que sinceramente procuram fazer a obra de Deus imbuídos de honestidade.
É preciso reconhecer aqueles que estão verdadeiramente comprometidos
com uma visão sadia. [10]
Pr. Lourival Dias Neto: Traçamos nas linhas anteriores o perfil do
pentecostalismo histórico (ou Clássico), suas origens, sua mensagem e
suas práticas. Sabe-se que é resultado de movimentos que começaram a
acontecer nos Estados Unidos por volta das décadas de 60 e 70. No Brasil
mais recente, por volta do ano de 1975. A principal característica foi a
mudança no enfoque doutrinário, principalmente com relação à fé. [10]
3.1 - As Inovações de Neopentecostalismo
Pr. Lourival Dias Neto: Vivemos a era dos modismos teológicos, e uma
grande avidez por novidades. É preciso provar e testar se o que se pretende
é bíblico. É importante estar alerta com as principais tendências doutrinárias
que têm afetado a igreja nos dias atuais, confrontando-as com o legítimo
cristianismo. Precisamos fazer uma avaliação "à luz da Bíblia" das nossas
práticas cristãs, é nela que iremos encontrar o modelo da igreja ideal.
Apesar de sermos parte de um mundo totalmente diferente da "era cristã",
a mente de quem a concebeu fez isto de forma tão perfeita, que qualquer
prática estranha adotada incomoda, causando rejeição. [10]
3.2 - A pluralidade Neopentecostal
Pr. Lourival Dias Neto: Por ser excessivamente tolerante o
Neopentecostalismo se tornou um movimento de inclusão, aceitando no seu
seio todo tipo de pensamento e prática. Por ser pluralista é um movimento

que agrega, sem critérios, toda nova visão que aparece, desde que a mesma
venha acompanhada de uma virtual autoridade (1Jo 4.1). É um movimento
que não valoriza a reflexão bíblica, até porque a Bíblia é um instrumento
adaptado aos propósitos de sua teologia, e se nega a sujeitar àquilo que
realmente ela diz, enfocando apenas o que se quer (1Tm 4.1,2).[10]
3.3 - As Fontes do Neopentecostalismo
Grande parte das denominações Neopentecostais aderem a prática de
alguns ensinos conhecidos como :
(1) Cristianismo Judaizante
- Festas Judaícas
- Apego as coisas procedentes de Israel (água, azeite, etc)
- Uso de Kippar (cobertura para a cabeça)
- Uso de Talid (manto para oração)
- Uso de Shofar (Instrumento Musical)
- Uso de Menorah (candelabro de sete lâmpadas)
- Uso de Mezuzá nas portas de casa ou do comércio
(2) Teologia da Prosperidade
A Teologia da Prosperidade é uma doutrina que ensina que a fé em Deus
resulta em bênçãos materiais e saúde física, baseada em uma
interpretação literal de passagens da Bíblia.
Ensinam que o sucesso financeiro e a saúde são sinais de bênçãos
divinas. Difundem o ensino denominado "Confissão Positiva", ou seja, os
crentes devem decretar, determinar, exigir, reivindicar em nome de Jesus.
Os adeptos da Confissão Positiva crêem ser a Bíblia a inerrante e inspirada
Palavra de Deus, mas não a única, pois admitem que a palavra do crente
tem a mesma autoridade.
O Neopentecostalismo dão ênfase as mensagens alinhadas a Teologia da
Prosperidade, dando muito mais dimensão física da pessoa do que a sua
dimensão espiritual (1Tm 4.8). Apóstolo Paulo ensina "Se esperarmos em
Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" (1Co
15.19). Biblicamente falando, ser próspero não significa ter bens materiais,
mas uma profunda comunhão com Deus. Na doutrina apostólica, os
verdadeiros valores são os eternos e não os temporais.
(3) Triunfalismo
Os trunfalistas são os mercadores da Palavra de Deus que, desprezando a
correta interpretação da Bíblia, aplicam de forma errônea os textos bíblicos
em benefício próprio.
(4) Superstição Religiosa
Superstição Religiosa é um conjunto de crendices apoiadas na ignorância,
no desconhecido e no medo. Nada tem a ver com a fé que professamos,
muitos crentes neopentecostais fazem uso de amuletos da fé para afastar
o mal.

Grande parte desses ensinos vieram de movimentos vindo dos EUA,
através de alguns pregadores, veja os principais :
Essek William Kenyos (1867-1948)
Foi um pregador, escritor e teólogo norte-americano, considerado um dos
principais influenciadores da Teologia da Prosperidade, que mais tarde
influenciou o Neopentecostalismo.
Kenyon ensinava que as palavras têm poder espiritual e que o que um
cristão declara com fé pode se tornar realidade. Essa doutrina influenciou
pregadores como Kenneth Hagin, que é considerado o "pai" do movimento
Palavra da Fé.
Kenyon acreditava que a cura divina e a prosperidade material eram
direitos de todo cristão que tivesse fé suficiente. Essas ideias foram
amplificadas por pregadores neopentecostais como Kenneth Copeland e
Benny Hinn.
Alguns estudiosos apontam que Kenyon foi influenciado pelo movimento
do Novo Pensamento, que ensina que a mente pode mudar a realidade
física. Embora não tenha sido um pregador pentecostal, suas ideias
moldaram profundamente o Neopentecostalismo, especialmente no ensino
de que a fé pode trazer prosperidade e saúde. Seu impacto é visível em
igrejas que seguem a Teologia da Prosperidade e a Confissão Positiva.
Kenneth Erwin Hagin (1917-2003)
Fundador do movimento da Palavra da Fé, que enfatiza que palavras e
pensamentos positivos trazem prosperidade. Influenciou diversos
pregadores, como Benny Hinn e Kenneth Copeland.
Kenneth Copeland (1936)
Popularizou o ensino de que os cristãos podem "decretar" bênçãos
materiais e espirituais. Foi um dos principais televangelistas
neopentecostais do mundo.
Oral Roberts (1918-2009)
Um dos primeiros a popularizar a Teologia da Prosperidade e a cura pela
fé. Fundou a Oral Roberts University e usou a televisão para evangelizar.
Introduziu o conceito de "Semeadura da Fé", onde ofertas financeiras eram
vistas como forma de obter bênçãos.

Comentário
Pr. Éder Tomé

Referências

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