Introdução
O texto de referência : Joel 2.28-31
28 - E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne,
e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos,
os vossos mancebos terão visões.
29 - E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei
o meu Espírito.
30 - E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de
fumaça.
31 - O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o
grande e terrível dia do Senhor.
1 - A Importância da Escola Bíblica em
Topeka
1.1 - O Estudo do Batismo no Espírito
baseado no Livro de Atos
Em 1900, Parham fundou o Bethel Bible College (Colégio Bíblico Betel) em
Topeka, Kansas, ali estudavam o livro de Atos em busca de uma resposta
sobre a evidência do batismo no Espírito Santo.
Em 1901, a estudante Agnes Ozman pediu para Parham orar por ela para
receber o Espírito Santo, foi quando ela começou a falar em línguas, o que
Parham considerou a redescoberta do batismo no Espírito Santo com
evidências de glossolalia. Esse evento é amplamente reconhecido como o
início do movimento pentecostal moderno.
1.2 - A Glossolalia e o Reavivamento
Charles Fox Parham é considerado o Pai do Pentecostalismo Moderno, foi
um pregador e evangelista americano que desempenhou um papel
fundamental no surgimento do pentecostalismo, sistematizou a doutrina do
batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em línguas (glossolalia),
que se tornou a marca distintiva do movimento.
Parham passou por várias denominações incluindo o Metodismo e o
Movimento de Santidade. Ele foi influenciado pela teologia wesleyana da
santificação e pelas ideias de cura divina no século XIX, acreditava que a
igreja precisava de um avivamento como o de Pentecostes descrito em Atos
2, onde os irmãos da Igreja Primitiva foram cheios do Espírito Santo e
começaram a falar em outras línguas.
1.3 - A Relevância na construção do
Movimento Pentecostal
Não devemos pensar que o fogo pentecostal, com as manifestações dos
dons espirituais, só existiu nos primeiros séculos da Igreja Primitiva.
No século 12, os valdenses falvam em línguas estranhas, segundo alguns
registros históricos. Há também referências a manifestações espirituais
entre albigenses.
No século 15, O pré-reformador Girolamo Savonarola era usado em dons de
profecia e tinha visões.
No século 16, após a reforma protestante, os registros aumentam. Há casos
entre os anabatistas e, segundo o historiador alemão T. L. Souer, o próprio
Martinho Lutero falava em línguas estranhas: "Dr. Martin Lutero proferizava,
evangelizava, falava em línguas e interpretava revestido de todos os dons
do Espírito Santo".
No século 17, entre os Quacres, há registros e línguas estranhas, W. C.
Braithwait, no seu relato sobre as primeiras reuniões dos Quacres,
escreveu: "Esperando no Senhor, recebemos com frequência o
derramamento do Espírito sobre nós e falamos em novas línguas". No
mesmo período, há glossolalia (línguas estranhas) entre os pietistas. O
Movimento Pietista nasceu na Alemanha, em 1666.
No Século 19, há um boom de registros de glossolalia. Há casos na Escócia,
em 1830; na Inglaterra, na mesma época; nos Estados Unidos, em
1854,1857,1873,1875; na Rússia no final do século 19. [7]
2 - A Importância de William Seymour
William J. Seymour (1870-1922) foi um pregador afro-americano e uma das
figuras centrais no avivamento da Rua Azusa, um dos eventos mais
marcantes do pentecostalismo moderno. Sua história é um exemplo
poderoso de fé, coragem e perseverança diante da discriminação racial e
das dificuldades sociais da época.
2.1 - Uma História de Fé e Coragem
Seymour nasceu no sul dos Estados Unidos, filho de ex-escravizados.
Criado em um ambiente cristão, ele desenvolveu um forte desejo de buscar
a Deus e estudar a Bíblia. Em sua busca espiritual, ele entrou em contato
com o movimento de santidade, que enfatizava uma vida cristã pura e
separada do pecado.
Mais tarde, Seymour se mudou para Houston, Texas, onde conheceu
Charles Parham, um dos pioneiros, por causa das leis de segregação racial
da época, ele não podia assistir às aulas de Parham junto com os alunos
brancos. Ainda assim, ele demonstrou humildade e determinação, ouvindo
as aulas do lado de fora da sala.
Em 1906, Seymour foi convidado para pregar em uma igreja em Los Angeles.
Quando começou a pregar sobre o batismo no Espírito Santo e o dom de
línguas, a igreja rejeitou sua mensagem e fechou as portas para ele. Isso
não o desanimou. Ele começou a pregar em uma casa humilde na Rua
Bonnie Brae, onde orações fervorosas e milagres começaram a atrair
multidões.
2.2 - Uma História de Superação
Apesar da oposição e do preconceito que enfrentou, Seymour permaneceu
firme em sua fé. Seu ministério foi um dos primeiros a demonstrar unidade
racial e igualdade espiritual, desafiando barreiras sociais e culturais. Ele
nunca buscou fama ou reconhecimento pessoal, mas deixou um legado que
impacta o cristianismo até hoje.
A história de William Seymour é um testemunho de como Deus pode usar
alguém, independentemente das limitações impostas pela sociedade, para
transformar vidas e mudar a história da fé cristã.
2.3 - Um Líder Pentecostal
O crescente interesse pelo movimento levou Seymour e seu grupo a se
mudarem para um antigo galpão na Rua Azusa, onde o avivamento explodiu.
Pessoas de diferentes origens e etnias começaram a se reunir, algo
revolucionário para a época. Ali, muitos testemunhavam experiências de
batismo no Espírito Santo, curas e dons espirituais. O avivamento durou de
1906 a 1909, influenciando o surgimento de diversas denominações
pentecostais ao redor do mundo.
3 - A Importância da Rua Azusa
Após o ocorrido com a estudante Agnes Ozman em Topeka no Kansas,
Parham levou sua mensagem a oturos estados, promovendo avivamentos e
ensinando sobre o batismo no Espírito Santo.
Em 1905, ele abriu uma escola em Houston, Texas, onde um de seus alunos
foi William J. Seymour, que levaria essa mensagem para Los Angeles e se
tornaria o líder do Avivamento da Rua Azuza (1906-1909), um dos maiores
eventos da história do pentecostalismo.
Embora Parham tenha sido o pioneiro, foi Seymour quem ajudou a espalhar
o movimento globalmente.
3.1 - Um Lugar que entraria para História
Rua Azusa, 312, em Los Angeles, foi o local onde ocorreu o Avivamento da
Rua Azusa, um dos eventos mais significativos da história do
pentecostalismo moderno. Entre 1906 e 1909, esse endereço abrigou
reuniões de oração e culto lideradas por William J. Seumour, resultando em
manifestações espirituais intensas, incluindo falar em línguas, curas e
experiências de batismo no Espírito Santo.
3.2 - O Acontecimento na Rua Azusa
1. O Início do Movimento
Em Abril de 1906, após reuniões intensas de oração na casa da Rua Bonnie
Brae, o grupo liderado por Seymour cresceu rapidamente. O espaço ficou
pequeno, e eles se mudaram para um antigo galpão abandonado na Rua
Azusa, 312, que antes havia sido usado como igreja e estábulo.
2. Cultos Pentecostais Poderosos
Os cultos eram simples e marcados por intensa busca espiritual. Pessoas
de diversas etnias e classes sociais adoravam juntas, algo revolucionário
na sociedade segregada da época.
Muitos relatavam curas milagrosas e experiências profundas com Deus. A
adoração era fervorosa, e o falar em línguas se tornava cada vez mais
comum.
3.3 - O Fogo cai em Azusa
Havia um forte desejo de restaurar a igreja primitiva e uma convicção de
que o batismo no Espírito Santo era um sinal do fim dos tempos. O
pentecostalismo cresceu dentro desse contexto escatológico,
impulsionado por avivamentos como o da Rua Azuza (1906).
Com o tempo, o avivamento se tornou um fenômeno internacional.
Jornalistas e religiosos vinham de várias partes dos Estados Unidos e de
outros países para testemunhar o que estava acontecendo.
Os participantes levaram a mensagem pentecostal para diferentes nações,
contribuindo para o crescimento do movimento ao redor do mundo.
A imprensa ridicularizava os eventos, chamando-os de "fanatismo
religioso". Alguns líderes cristãos se opuseram ao movimento,
especialmente por seu caráter inclusivo e pela ênfase no Espírito Santo.
Seymour continuou pregando e o movimento se espalhou para outras
denominações e igrejas. O impacto do avivamento do Rua Azusa foi
imenso, dando origem a várias denominações pentecostais, como as
Assembleias de Deus.
O que aconteceu na Rua Azusa, 312, foi um divisor de águas para o
cristianismo moderno. A partir dali, o pentecostalismo cresceu e hoje é
uma das maiores expressões do cristianismo no mundo. O legado de fé,
unidade e busca pela presença de Deus iniciado por Seymour ainda
influencia milhões de pessoas.
Comentário
Pr. Éder Tomé
Referências
[1] Bíblia Sagrada (ARC) – Sociedade Bíblica do Brasil - 4° edição - 2009
[2] Bíblia Sagrada King Jones – Atualizada – Fiel aos Originais
[3] Bíblia Sagrada (NTLH) - Linguagem de Hoje
[4] Revista Betel Dominical Adultos - 2T - 2024
[5] versículoscomentados.com.br
[6] Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - CPAD
[7] Revistas Lições Bíblicas - Ano 2 - CPAD - A História da Igreja
[8] De acordo com IA (Inteligência Artificial) - OPENIA
[9] História dos Evangélicos - João Oliveira - Ed. Valentina
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