Powered By Blogger

domingo, 27 de abril de 2025

Casa de Oração, Não de Comércio

 

Texto base: Lucas 19.45-48


Introdução

Ao entrar no templo de Jerusalém, Jesus não ficou indiferente ao que encontrou. Ele viu a casa de Deus transformada em um mercado de interesses egoístas. Indignado, expulsou os vendedores e reafirmou: "Minha casa será casa de oração." Este gesto revela o zelo de Jesus pela santidade da adoração e nos chama à reflexão: o que temos feito da "casa" que é a nossa vida?


Reflexões

1. A indignação santa de Jesus
Jesus não aceitou a corrupção no templo, mostrando que Deus não tolera a profanação do que é santo.
Hoje, somos chamados a examinar nossas atitudes e expulsar o que contamina nossa vida espiritual. Há espaço para um zelo santo no nosso coração?

2. O templo deve ser um lugar de oração, não de comércio
A casa de Deus é para comunhão com Ele, não para ganhos pessoais ou interesses próprios.
Nossa relação com Deus tem sido movida por amor ou por barganhas? Buscamos a Deus por quem Ele é ou apenas pelo que Ele pode nos dar?

3. O desafio da liderança religiosa
Os chefes religiosos tramavam contra Jesus, pois suas ações expunham suas verdadeiras intenções.
Será que, como líderes (em casa, no trabalho, na igreja), temos promovido o Reino de Deus ou nossos próprios interesses?


Aplicações Práticas

1. Purifique sua vida como templo de Deus
Faça uma autoavaliação constante. Identifique hábitos, atitudes ou prioridades que desviam seu foco de Deus e tome medidas práticas para mudar.

2. Redefina seu tempo de oração
Priorize momentos de oração diária, buscando um relacionamento sincero com Deus, sem interesses egoístas — apenas para conhecê-Lo mais.

3. Sirva a Deus com integridade
Se você lidera em qualquer esfera (família, ministério, trabalho), examine suas motivações. Sirva de forma que Cristo seja glorificado, não você.


Oração

Senhor Deus,
Obrigado por nos lembrar que somos Teu templo e que Tu desejas habitar em nossa vida de forma santa e pura. Perdoa-nos pelas vezes em que nos distraímos com interesses egoístas e tornamos o relacionamento Contigo algo mecânico ou interesseiro. Ajuda-nos a viver com integridade, com zelo pela santidade, e com amor genuíno por Ti. Ensina-nos a buscar Tua face acima de todas as coisas e a purificar nossa vida para que sejamos verdadeiros templos vivos.
Em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário